DIA DOS POVOS INDÍGENAS NA ESCOLA - EDUCAÇÃO INFANTIL




Boa noite! Hoje eu trago para vocês atividades sobre o dia dos povos indígenas na escola - educação infantil.

Dia 19 de abril comemora-se o dia dos povos indígenas , portanto, esta data deve ser lembrada e refletida, pois os índios foram os primeiros habitantes do Brasil.




Organização social nas sociedades indígenas 

Os povos indígenas vivem em tribos no Brasil, em habitações coletivas, compartilhando ocas ou malocas, feitas geralmente de madeira e palha. Esses locais, de grandes dimensões, não possuem divisões e geralmente abrigam várias famílias.

A divisão de tarefas é muito clara nas sociedades indígenas, de modo que os homens ficam encarregados da caça, da defesa do território e das construções. Já as mulheres, se encarregam do plantio e colheita dos alimentos, além de cuidar das crianças e produzir os utensílios e adornos utilizados pela tribo. 

Arte indígena 

A arte indígena é extremamente rica e se manifesta na música, dança, arte plumária, cestaria, cerâmica, tecelagem e pintura corporal. O uso das cores e de certos materiais estão relacionados aos ritos de passagem, celebrações agrícolas e do cotidiano.

Herança cultural indígena 

O povo brasileiro tem vários costumes herdados dos indígenas. Entre eles destacam-se: 
- O uso da rede de dormir; a utilização do milho, da mandioca, do guaraná e demais frutos nativos; 
- O emprego de várias ervas medicinais; 
- As técnicas de fabricação de canoas, jangadas e artefatos de palha e cipó; 
- O uso da queimada das roças antes de fazer novo plantio etc. 


São 9 atividades educativas que contemplam a coordenação motora, pintura, atividades com pontilhados, vogais, consoantes, letras iniciais da palavra índio e desenhos que fazem parte do contexto indígena.

O processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros. Segundo Barreto (2000), O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da lateralidade e do ritmo. 

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Dia dos povos indígenas na escola,educação infantil

Dia dos povos indígenas na escola,educação infantil

Dia dos povos indígenas na escola,educação infantil

Dia dos povos indígenas na escola,educação infantil

Dia dos povos indígenas na escola,educação infantil

Dia dos povos indígenas na escola,educação infantil

Dia dos povos indígenas na escola,educação infantil

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

SIGA-ME NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/dicasparaomaternal.blogspot.com.br/ Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @espaçomaternal


DIA DOS POVOS INDÍGENAS NA ESCOLA - EDUCAÇÃO INFANTIL DIA DOS POVOS INDÍGENAS NA ESCOLA -  EDUCAÇÃO INFANTIL Reviewed by Adiléa Generoso on sábado, abril 10, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.