ATIVIDADES INTERATIVAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - DIA DAS CRIANÇAS




Hoje eu trago para vocês estas atividades interativas para educação infantil - dia das crianças, para que os alunos possam realizar a coordenação motora através de coloridos e recortes deste lindo cavalinho.

O dia das crianças é comemorado no dia 12 de outubro e elas gostam muito de brinquedos variados. O cavalinho é um brinquedo que as crianças menores gostam muito.

Atividades interativas para educação infantil,dia das crianças

As cores estão presentes na vida, desde quando nascemos e o bebê desde bem pequeno começa a explorar o mundo, por isto, os alunos terão que ficar bem atentos nesta atividade sobre cores na educação infantil percepção visual.

Como as crianças aprendem as cores?

O processo de aprendizagem das cores segue três fases: 

1. A criança é capaz de perceber as cores sem distingui-las. 
2. Distingue as cores e reconhece que são diferentes. À base de repetir o nome de uma cor e ensinar-lhe objetos que contenham a mesma cor, aprenderá a distingui-las. 
3. É capaz de comparar e relacionar dois objetos da mesma cor, graças ao processo natural evolutivo de amadurecimento cognitivo.  

O processo de identificar o nome das cores se da a partir dos 16-18 meses. Nessa fase, o bebê mantém a atenção no que lhe falamos ou mostramos. Ao dizer “bola azul” ou “lápis vermelho”, facilitamos o aprendizado.

cor é uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição/identidade do meio e seus componentes. 

Objetivos: 

➤Identificar e reconhecer as cores; 
➤Nomear as cores; 
➤Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação; 
Desenvolver o raciocínio lógico; 
Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas); 
Trabalhar a linguagem oral e escrita; 
Trabalhar em equipe; 
Ofertar conhecimento de mundo, verificando a existência do saber na realidade.

Vale lembrar a importância da tesoura na educação infantil,  o  trabalho com a motricidade refinada com crianças que estão prestes entrar na educação infantil, que é considerado pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.

Convém destacar que o uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. 

Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como

➤Estabilidade postural 
➤Percepção visual 
➤Coordenação visomotora 
➤Integração bilateral 
➤Orientação espacial 
➤Consciência corporal
Força muscular. 

O processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros. 


Segundo Barreto (2000), O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da lateralidade e do ritmo.

Roteiro de atividades propostas:


- Iniciar a atividade perguntando se tem algum aluno na sala de aula, que tem o nome começado com a letra C, de cavalinho e escrever no quadro.
- Observar o número de alunos e em seguida o número de letras existentes em cada nome.
- Perguntar nomes de brinquedos que eles mais gostam.
- Levar um cavalinho dentro de uma caixa de novidades, juntamente com o desenho deste cavalinho que será confeccionado por eles.
- Apresentar o cavalinho e em seguida identificar as cores e as palavras formadas em cada um.
- Ler as palavras: CAVALINHO - ARREIO - CRINA - RABO - SELA - UPA- UPA- 
- Observar a quantidade de letrinhas em cada palavra, fazer comparações quanto a quantidade, olhar a letra inicial de cada uma.



- Distribuir os cavalinhos para serem coloridos.
- Dica: usar palito de picolé atrás do último cavalinho, para que eles fiquem bem firmes e fácil para manuseá-los. 

Atividades interativas para educação infantil,dia das crianças   Atividades interativas para educação infantil,dia das crianças
Atividades interativas para educação infantil,dia das crianças   Atividades interativas para educação infantil,dia das crianças
Atividades interativas para educação infantil,dia das crianças   Atividades interativas para educação infantil,dia das crianças
Atividades interativas para educação infantil,dia das crianças   Atividades interativas para educação infantil,dia das crianças

                   Autoria das atividades: Adiléa Generoso
                                                       

SIGA-ME NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/dicasparaomaternal.blogspot.com.br/ Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @espaçomaternal


ATIVIDADES INTERATIVAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - DIA DAS CRIANÇAS ATIVIDADES INTERATIVAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - DIA DAS CRIANÇAS Reviewed by Adiléa Generoso on quinta-feira, setembro 10, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.