Image Map

Faça a sua pesquisa.

*Abrir as imagens (salvar imagem como). Depois imprimir do seu computador. PESQUISAR SEM ACENTO E PONTUAÇÕES

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PREPARAÇÃO PARA RECEBER OS ALUNOS DO MATERNAL

COMO PROCEDER COM OS ALUNOS DO MATERNAL
Sejam bem-vindos

A importância de planejar o momento de receber os alunos. 

Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. 

Partindo desse pressuposto, é fundamental que o professor receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente passando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar, bem como nas atividades propostas. 

O planejamento das atividades a serem inseridas é considerado o momento principal que irá propiciar a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente. 

Com o objetivo de enriquecer e facilitar o trabalho do professor de educação infantil, em especial do maternal, segue algumas sugestões de atividades e práticas a serem aplicadas para as crianças dessa fase escolar. 

Atividades e condutas a serem aplicadas para alunos do maternal 
• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranqüila e gradativa. 
• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada. 
• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto. 
• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. 
• Conte histórias infantis, porém curtas. 
• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo. 
• Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem. 
• Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos. 
• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça. 

Trabalhar com a criança possibilita ao professor criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo busque criar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.  

Por Elen Campos Caiado Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia Equipe Brasil Escola Orientações - Educador - Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Este blog é protegido pela lei 9610/98.
- A divulgação do conteúdo deste blog
(www.dicasparaomaternal.blogspot.com.br) deve ser feita por meio dos botões de compartilhamento disponíveis ou copiando e colando o link exibido pelo navegador.
Pode-se também copiar fragmento do conteúdo com link para o site.
- É expressamente proibida a cópia (foto) do conteúdo na íntegra sem prévia autorização, mesmo que colocado o link para o site.
- Espaço Maternal concede a você a autorização para visualizar e obter por downloads os materiais deste site, quando disponibilizados, exclusivamente para seu uso pessoal, nunca comercial.
OBRIGADA PELA VISITA! VOLTE SEMPRE!