PERCEPÇÃO ESPACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL




Hoje eu trago para vocês estas atividades de percepção espacial na educação infantil.

O que é a percepção do espaço? 

A capacidade de percepção espacial é a habilidade para perceber seus relacionamentos com o entorno ao seu redor (processos exteroceptivos) e com você mesmo (processos interoceptivos). 

A percepção espacial é composta por dois processos, os exteroceptivos, que criam representações sobre nosso espaço através de sentimentos, e os processos interoceptivos, que criam representações sobre nosso corpo, como o posicionamento e a orientação. 


percepção espacial na educação infantil

Espaço é tudo aquilo que nos rodeia: objetos, elementos, pessoas, etc. O espaço também faz parte de nosso pensamento, pois é o lugar onde reunimos todas as nossas experiências. Para obter informações adequadas sobre as características de nossos entornos, usamos dois sistemas.. 

O objetivo desta atividade é reconhecer relações espaciais, ou seja, posições diferentes dos objetos fazendo a percepção visual de cada um. 

Estimular a percepção espacial das crianças por meio de atividades é uma das principais tarefas designadas a professores do ensino infantil. 

Nesse processo, o principal objetivo é fazer com que os alunos aprendam a descriminar posições de objetos.

A habilidade proposta da BNCC para esta atividade é:

EI02ET04: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

- Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

percepção espacial na educação infantil      percepção espacial na educação infantil

percepção espacial na educação infantil      percepção espacial na educação infantil

percepção espacial na educação infantil      Marcar objetos diferentes maternal
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

SIGA-ME NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/dicasparaomaternal.blogspot.com.br/ Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @espaçomaternal


PERCEPÇÃO ESPACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL PERCEPÇÃO ESPACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Reviewed by Adiléa Generoso on quarta-feira, novembro 11, 2015 Rating: 5

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.