LEITURA E ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA ARTIGO DA REVISTA NOVA ESCOLA




Leitura e escrita na pré-escola .


Aos 4 e 5 anos, os pequenos estão cercados por textos e têm muitas ideias sobre a língua escrita. Conheça seis condições didáticas para fazê-los avançar "Aos 4 e 5 anos, os pequenos estão cercados por textos e têm muitas ideias sobre a língua escrita. 

Mensagens, palavras, frases, textos. Compreender e ser compreendido por meio da escrita. Eis a magia do ler e escrever. Porém, a melhor época para se iniciar no mundo das letras tem sido um tabu ao longo dos anos. 

Leitura e escrita na pré-escola

Na escola pública, defende-se que essa prática é séria demais para a Educação Infantil, muito escolar para os pequenos que merecem exercer seu direito de brincar. O inverso acontece nas instituições particulares, que defendem a alfabetização nessa faixa etária. Mas, entre a proibição e a obrigação, existe uma criança que explora o mundo da escrita e pensa ativamente sobre ela. 

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil orientam a "articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural". 

A verdade é que, desde muito novas, elas têm acesso à linguagem escrita em seu dia a dia e, aos 4 e 5 anos, estão em plena fase de investigação desse objeto da cultura, inclusive nos suportes digitais. Exploram o teclado do computador, veem o bilhete à mão preso na geladeira, reconhecem os produtos na prateleira do supermercado, os nomes dos programas na televisão e as placas de sinalização. A escrita está por toda parte. Postergar a interação com ela não é uma boa opção. 

Para explorar os textos na pré-escola 

Desse modo, cabe ao educador atuar para democratizar o acesso ao mundo da escrita, que ainda se apresenta com desigualdade para crianças de classes sociais distintas, e ser um interlocutor inteligente dessa aprendizagem, promovendo um ambiente alfabetizador."O professor deve dar todas as condições para que a sala pense sobre como se escreve, para que se escreve e quem escreve", explica Silvana Augusto, formadora do Instituto Avisalá. Conheça atividades para os pequenos desenvolverem seus conhecimentos no mundo letrado: Ajudantes do dia; Nome próprio;leitura e reescrita;texto coletivo;duplas e grupos;ler com contexto;

FONTE:Publicado em NOVA ESCOLA Edição 278, DEZEMBRO 2014/JANEIRO 2015. Título original: Ler e escrever começa agora!

SIGA-ME NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/dicasparaomaternal.blogspot.com.br/ Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @espaçomaternal


LEITURA E ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA ARTIGO DA REVISTA NOVA ESCOLA LEITURA E ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA ARTIGO DA REVISTA NOVA ESCOLA Reviewed by Adiléa Generoso on terça-feira, novembro 03, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.